Quando se fala em tipos de dor na coluna, é preciso entender que elas variam de acordo com a intensidade e tempo. E o tratamento é fundamental para devolver a qualidade de vida ao paciente.
Afinal, a dor nas costas pode ser irritante ou completamente incapacitante. Como a saúde da coluna é particularmente vital para a função e a mobilidade cotidianas, você deve monitorar de perto sua dor nas costas para transmitir com precisão seus sintomas a um médico.
No artigo que compartilho abaixo, explico quais os tipos de dor na coluna existem, e quais suas diferenças. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
3 tipos de dor nas costas e o que eles significam
Aqui está uma breve descrição dos tipos de dor nas costas que você pode ter e o que eles podem significar.
Se você estiver com dor nas costas, acompanhe quanto tempo seus sintomas duram. Essas informações podem ajudar os médicos a diagnosticar o problema com o qual você está lidando.
1. Dor aguda
A dor aguda, ou dor de curto prazo, pode durar de um dia a quatro semanas. Normalmente, você pode atribuir a dor aguda a um evento ou lesão específica, como levantar uma caixa pesada, cair ou dobrar-se para o lado errado ao fazer o trabalho de jardinagem.
Na maioria das vezes, a dor aguda se resolve à medida que os músculos se curam ou o inchaço diminui. No entanto, você pode querer visitar o médico dependendo da gravidade da dor e se ela está interferindo em sua vida cotidiana.
2. Dor Subaguda
A dor subaguda dura de quatro a 12 semanas. Neste ponto, uma consulta médica preliminar é recomendada para ver se o problema vai se curar sozinho ou se é provável que cause dor crônica.
3. Dor Crônica
A dor crônica dura mais de 12 semanas. Em alguns casos, essa dor é aguda e intensa, e outras vezes, é uma dor constante ou uma série de crises. Se não for tratada, a dor crônica pode ser debilitante e impactar negativamente a psique.
Infelizmente, a origem da dor crônica é muitas vezes difícil de diagnosticar. No caso de uma lesão óbvia, a dor crônica pode persistir mesmo após o corpo curar o trauma. Às vezes, a dor não pode ser atribuída a uma fonte óbvia e o objetivo final torna-se o controle dos sintomas.
Leia também::: A alimentação influencia nas dores na coluna?
Como descrever a dor
Como você descreve sua dor, sua área de distribuição e quaisquer sintomas relacionados são importantes para determinar um diagnóstico entre os tipos de dor na coluna. Três classificações comuns incluem:
Dor axial
Também chamada de dor mecânica, a dor axial está confinada a um ponto ou região. Pode ser descrito de várias maneiras, como agudo ou surdo, vai e vem, constante ou latejante.
Uma tensão muscular é uma causa comum de dor nas costas axial, assim como as articulações facetárias e as rupturas anulares nos discos.
Dor referida
Muitas vezes caracterizada como maçante e dolorida, a dor referida tende a se mover e variar em intensidade. Como um exemplo na região lombar, a doença degenerativa do disco pode causar dor referida nos quadris e na parte posterior das coxas.
Dor radicular
Comumente descrita como choque elétrico ou lancinante, a dor radicular segue o caminho do nervo espinhal à medida que sai do canal espinhal. Este tipo de dor é causada por compressão e/ou inflamação de uma raiz nervosa espinhal.
Na parte inferior das costas (coluna lombar), a dor radicular pode atingir a perna. Outros termos para dor radicular são ciática ou radiculopatia (quando acompanhada de fraqueza e/ou dormência). Pode ser causada por condições como hérnia de disco, estenose espinhal ou espondilolistese.
Leia também::: Como se preparar para a cirurgia da coluna?
Procure seu médico
Agora que você já sabe os tipos de cor na coluna, e vem sofrendo com alguma delas, procure seu médico se isso vem afetando sua qualidade de vida.
O médico poderá diagnosticar com maior precisão sua dor e indicar o tratamento mais eficiente, que pode ser medicamento, fisioterapia ou, em casos mais graves, cirúrgico.
Por fim, espero que tenha compreendido os tipos de dor na coluna que existem e, para saber mais sobre este tema, siga também meu canal do Youtube!