Dr. Dante Giubilei

Quais os tipos de cirurgia de hérnia de disco?

A cirurgia de hérnia de disco costuma ser uma opção de tratamento que apresenta excelentes resultados. Mas é preciso entender que existe mais de um tipo, que pode variar de acordo com a gravidade da lesão.

Uma hérnia de disco pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa que sofre com isso. Dessa forma, em certas ocasiões, é necessário recorrer à cirurgia para acabar com a dor. 

No artigo que compartilho com vocês abaixo, detalho o que é e quais os tipos de cirurgia de hérnia de disco disponíveis. Siga a leitura e tire suas dúvidas.

A hérnia de disco

Antes de tudo, é importante esclarecer  o que é uma hérnia de disco. A definição de hérnia é a protrusão de qualquer órgão ou tecido fora de sua localização habitual. 

No caso da hérnia de disco, isso ocorre quando um disco intervertebral na região cervical ou lombar se rompe e seu conteúdo sai de seus limites.  

Em geral, geralmente é o núcleo pulposo do disco que expele o material pela fissura produzida no anel externo. Na maioria dos casos, estas são causadas pelo desgaste natural do disco ao longo dos anos, embora também possam existir outras causas, como atividade laboral, obesidade ou acidente, entre outras.  

A localização e a largura da fissura do anel, bem como a quantidade de material expelido, determinarão os sintomas de uma hérnia de disco. Dessa forma, uma hérnia de disco pode ser assintomática, causar dor local ou, se estiver na mesma área onde correm as raízes nervosas da coluna, pressioná-las e causar dor, fraqueza e dormência. 

No caso de uma  hérnia de disco lombar, isso afetará as pernas ou as nádegas. Na hérnia de disco cervical, nos ombros, braços e mãos. 

Quando isso acontece, é fundamental ir a um especialista em coluna para que ele possa avaliar o caso. Assim, saberá determinar se a cirurgia de hérnia de disco é necessária ou não, bem como a opção mais eficaz em cada caso.  

Leia também::: Entenda a relação dos problemas de coluna com o restante do organismo

Como é feito o diagnóstico?

Cada caso é um caso, por isso o diagnóstico é fundamental para que a cirurgia de hérnia de disco, se realizada, seja eficaz. 

De fato, pode acontecer que a dor nas costas não seja causada pelas hérnias ou que existam várias e apenas uma seja a que produz os sintomas. 

Por isso a avaliação do especialista deve ser realizada através dos  sintomas, evolução, exame físico e exames de imagem.  

Dessa forma, conhecemos melhor o problema e determinamos o tratamento mais adequado. Em alguns casos envolverá cirurgia e em outros não, pois pode ser resolvido por tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, mudança de hábitos). 

Caso seja necessário operar, o diagnóstico nos permitirá escolher a técnica cirúrgica mais adequada.  

Quais os tipos de cirurgia de hérnia de disco?

Como dissemos, o tipo de cirurgia ou técnica cirúrgica escolhida dependerá do diagnóstico. Atualmente, existem diferentes opções como a  artrodese discal ou cirurgia de fusão, que consiste em fixar ou imobilizar duas ou mais vértebras para mantê-las unidas permanentemente, ou a  artroplastia discal ou ADR (Artificial Disc Replacement), que consiste na substituição do disco danificado por um artificial.  

Cirurgia de hérnia de disco cervical

A via mais frequente é a anterolateral, que é uma abordagem minimamente invasiva da coluna cervical. Ela evita danos aos músculos paravertebrais e manipulação dos nervos. 

Além disso, é eficaz para ressecção completa do disco e descompressão da raiz nervosa. Depois disso, o disco degenerado é substituído por um artificial, o que permite preservar a mobilidade natural da coluna, pois foi projetado para imitar o disco natural saudável.  

Cirurgia de hérnia de disco lombar 

Na maioria dos casos, optaremos por uma microdiscectomia simples. Ela consiste na extração do tecido herniado e, dependendo do caso, no esvaziamento parcial do disco afetado. 

Nos casos de hérnias de base muito ampla com compressão radicular ou associadas a outras patologias, a artroplastia ou substituição do disco também será considerada. Se houver elementos adicionais da anatomia danificados, será escolhida a artrodese ou a fusão lombar.   

No entanto, trata-se de uma informação geral, pois, como ressaltamos, cada caso é um caso e é fundamental que seja avaliado de forma totalmente personalizada por um especialista. Ele levará em consideração todos os fatores determinantes para a escolha de um procedimento ou outro.  

Além disso, a cirurgia de hérnia de disco pode ser no modelo tradicional, ou então minimamente invasiva, por meio da cirurgia endoscópica, que proporciona uma recuperação mais rápida do paciente.

Leia também::: Como evitar a dor na coluna trabalhando sentado?

Recuperação pós-cirúrgica

O tempo de recuperação após uma operação de hérnia de disco varia de acordo com o estado anterior do paciente, o tipo de cirurgia escolhida e, claro, a reabilitação. 

Embora dependa de cada caso, geralmente o paciente pode retornar ao trabalho entre 2 a 5 semanas no caso da cervical e 4 a 10 no caso da lombar. 

Por fim, espero que tenham compreendido os tipos de cirurgia de hérnia de disco e, para saber mais sobre este tema, siga também meu canal do Youtube!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: