A estenose espinhal ocorre quando as aberturas ósseas para os nervos espinhais e/ou a medula espinhal (canal central) se tornam estreitas.
Esse estreitamento pode comprimir a medula espinhal e/ou os nervos espinhais e pode se desenvolver em vários pontos ao longo da coluna.
A estenose espinhal é uma condição com maior probabilidade de ocorrer em pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a piorar com o passar dos anos.
Abaixo compartilho os 6 sinais e sintomas típicos a serem observados se você suspeitar que sua dor é causada por estenose espinhal. Dependendo do tipo e localização da estenose, um ou mais sintomas podem ocorrer.
1. Claudicação neurogênica
Quando os nervos da região lombar são comprimidos, você pode sentir claudicação neurogênica nas pernas. A claudicação neurogênica geralmente tem as seguintes características:
Dor constante e/ou dormência nas pernas em pé
Aumento da dor e/ou dormência nas pernas ao caminhar distâncias variáveis e/ou ao dobrar a coluna para trás
Dificuldade em realizar exercícios ou atividades em pé
Melhora ou resolução da dor e/ou dormência com repouso
A dor da claudicação neurogênica geralmente é aliviada quando você inclina a coluna para a frente (como ao se apoiar em um carrinho de compras/andador, agachar ou sentar e inclinar-se para a frente).
Seu ortopedista provavelmente precisará diferenciar essa dor da claudicação vascular, que pode imitar a claudicação neurogênica.
Leia também::: O que é o Teste de Adams usado no diagnóstico da escoliose?
2. Ciática
A compressão das raízes nervosas na parte inferior das costas pode levar a radiculopatia lombar ou ciática (dependendo das raízes nervosas afetadas).
A dor ciática é sentida como dor e fraqueza nos nervos, normalmente sentida em uma perna de cada vez.
Dependendo da(s) raiz(es) nervosa(s) afetada(s), a dor pode ocorrer na parte inferior das costas, nádegas, coxa, panturrilha, perna e/ou pé.
Uma sensação de formigamento, formigamento, fraqueza e/ou dormência também pode ocorrer nas áreas afetadas pela dor.
3. Queda do pé
A compressão das raízes nervosas L4 e L5 na parte inferior da coluna pode causar fraqueza motora no pé, resultando em queda do pé.
Aliás, essa condição geralmente causa uma sensação de fraqueza ao tentar levantar o pé e/ou os dedos para cima.
Como resultado, o indivíduo pode arrastar o pé involuntariamente ou tender a tropeçar ao tentar andar. A compressão da raiz nervosa S1 pode causar fraqueza ao caminhar na ponta dos pés.
4. Problemas de marcha
A estenose espinhal pode afetar a marcha de diferentes maneiras, dependendo de sua localização na coluna, por exemplo:
- A estenose da coluna lombar (na parte inferior das costas) pode causar problemas de marcha devido à queda do pé. A condição também pode causar fraqueza nos músculos da coxa e da perna, como quadríceps e panturrilhas.
- A estenose espinhal cervical (no pescoço) com compressão da medula espinhal pode causar dificuldade em manter o equilíbrio durante a caminhada, especialmente no escuro. No entanto, a estenose da coluna cervical com um nervo comprimido não causa desequilíbrio na marcha.
As mudanças na marcha podem ser muito sutis para serem percebidas no início. Com o tempo, a condição pode apresentar quedas progressivamente crescentes.
5. Dor irradiada no braço
A estenose espinhal cervical pode causar queimação leve a moderada ou dor tipo choque no pescoço, ombro e/ou braços.
Sensações anormais, como formigamento, engatinhar e/ou dormência podem ser sentidas em ambas as mãos. Os braços e as mãos podem parecer fracos.
6. Perda de habilidades motoras finas
A estenose espinhal na coluna cervical pode causar dificuldade em realizar tarefas que envolvam habilidades motoras finas da mão, como por exemplo abotoar uma camisa. Nos estágios avançados, pode haver dificuldade para escrever, tornando impossível segurar a caneta.
Leia também::: Como funciona a artrodese minimamente invasiva?
Sinais de alerta e sintomas de estenose espinhal
Raramente, a estenose espinhal grave pode causar sintomas de alerta, como incontinência intestinal e/ou vesical, dormência na parte interna das coxas e área genital e/ou fraqueza grave em ambas as pernas.
Mas esses sintomas indicam uma condição médica séria, como a síndrome da cauda equina, que deve ter tratamento com urgência para evitar a perda permanente da função das pernas.
Se esses sintomas parecerem familiares, consulte seu médico, pois a estenose espinhal pode piorar sem tratamento. E para agendar uma consulta, basta clicar no botão abaixo!