Dr. Dante Giubilei

Em quais casos a cirurgia endoscópica de coluna é indicada?

A cirurgia endoscópica da coluna é uma alternativa à cirurgia convencional aberta que pode ser considerada para certos tipos de tratamento para dor nas costas. 

O procedimento é um tratamento cirúrgico minimamente invasivo e, como tal, tem as vantagens de reduzir a manipulação de tecidos moles, estruturas ósseas e ligamentares, o que significa menos dor pós-operatória e nenhum efeito desestabilizador na coluna lombar.

Para saber mais sobre ela, e quando a cirurgia endoscópica de coluna pode ser feita, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é Cirurgia Endoscópica da Coluna?

A cirurgia endoscópica da coluna é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que alivia eficazmente a dor crônica nas costas e nas pernas.

Esta cirurgia de coluna de última geração utiliza uma câmera conectada a um endoscópio inserido através de uma incisão na pele de ¼ de polegada no gerador de dor alvo em sua coluna.

Além disso, o procedimento ortopédico endoscópico permite que os cirurgiões de coluna operem com segurança, com maior precisão e ofereçam melhores resultados aos pacientes.

O cirurgião pode observar a coluna em um monitor HD e operar através do endoscópio usando microinstrumentos altamente especializados, como laser, sonda de radiofrequência ou pinças.

Em quais casos ela pode ser feita?

Muitos pacientes que são candidatos ao procedimento possuem diagnóstico com tipos comuns de distúrbios da coluna vertebral. 

Apesar de ser feita nos casos de hérnia de disco, esse tipo de cirurgia serve para a maioria dos processos degenerativos da coluna. Sejam eles na região lombar, quanto na cervical e  torácica. 

Tem sido alternativa eficiente em quadros de estreitamento de canais vertebrais, as chamadas estenoses, compressão decorrente de artrose vertebral, cervicobraquialgia, além de dor ciática.

No entanto, a cirurgia endoscópica de coluna nem sempre é o primeiro tratamento. Geralmente, a recomendação de tratamento não cirúrgico (por exemplo, injeções espinhais, fisioterapia) sejam tentados antes de qualquer tipo de cirurgia da coluna.

Leia também::: Quais os tipos de dor na coluna que existem?

Avanço da tecnologia

Os avanços na tecnologia e na técnica desenvolveram a cirurgia endoscópica da coluna – uma opção cirúrgica da coluna revolucionária por natureza. 

Além disso, nas mãos de um cirurgião de coluna altamente qualificado e experiente, os benefícios potenciais desta versão extrema da cirurgia minimamente invasiva podem proporcionar alívio a uma nova geração de pacientes que vivem com dores crônicas nas costas e no pescoço.

Espero que tenha compreendido em quais casos a cirurgia endoscópica de coluna pode ser feita. E, para mais assuntos como este, siga também meu canal do Youtube!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: