Dr. Dante Giubilei

Entenda a relação dos problemas de coluna com o restante do organismo

Problemas na coluna podem interferir em nossas atividades diárias, seja no trabalho ou no lazer. E pode afetar negativamente nossas interações com os outros. 

Além de afetar nossos relacionamentos interpessoais, pode interferir em nosso apetite normal e em nossos padrões normais de sono. Problemas na coluna podem até mesmo afetar outras partes do nosso corpo.

No artigo que compartilho abaixo, trago mais informações esta relação entre problemas de coluna com o restante do corpo. Siga a leitura e tire suas dúvidas.

Problemas na coluna e saúde geral

Foram realizados estudos que demonstraram que, quando as pessoas têm dor lombar, muitas delas também terão outras condições de saúde afetadas. Estes podem ser físicos, psicológicos ou emocionais. 

Os problemas de saúde podem variar consideravelmente, mas podem incluir dores de cabeça, problemas no trato digestivo, fadiga, ansiedade e problemas com o sistema imunológico. 

Esses problemas resultarão em grande parte do fato de a coluna não estar alinhada corretamente. Também pode causar problemas para pessoas de todas as idades.

Impactos no sistema nervoso

Quando há um desalinhamento na coluna ou no pescoço, isso afetará todo o sistema nervoso. Por sua vez, isso pode afetar todo o seu corpo e todas as funções nele. 

Uma vértebra desalinhada vai pressionar algum nervo, o que causará dor e afetará a saúde de algum órgão ou outra parte do seu corpo. 

Como seus órgãos realmente não têm nervos, você pode dizer que há um problema pela presença de dor nas costas ou outro sintoma. 

Problemas com o chamado plano sagital geralmente resultam em sérios problemas de saúde para os idosos, incluindo diminuição da mobilidade, incapacidade de cuidar de si mesmos, probabilidade de mais quedas que podem levar a mais fraturas e até mesmo aumento do risco de morte precoce.

Leia também::: O que fazer para aliviar a dor nas costas?

Problema de coluna e sistema gastrointestinal

Para se sentir saudável, o sistema digestivo e o sistema nervoso precisam trabalhar juntos. Como os nervos da medula espinhal se conectam aos músculos e órgãos do intestino, nossa digestão pode parecer desequilibrada ao sentir dores nas costas.

Uma série de lesões nas costas, de entorses e distensões a hérnias de disco, podem realmente transferir a dor para o abdômen.

Isso dá a sensação de que você está com dor de estômago quando na verdade é devido a problemas nas costas. O resultado pode ser tudo, desde inchaço a gases e constipação.

Além disso, uma lesão na região lombar que desencadeia espasmos musculares às vezes pode inibir o movimento de alimentos e resíduos através do trato digestivo, causando ainda mais problemas.

Como o exercício pode reduzir problemas de coluna

Quando você está sentindo desconforto nas costas, a última coisa em sua mente é o exercício. 

A dor prolongada pode fazer com que você desenvolva músculos tensos e deixe você se sentindo bastante letárgico. Parece contra-intuitivo, mas exercícios leves podem ajudar a alongar as costas e aliviar a dor nas costas.

Como os sinais resultantes da dor contínua, persistente e duradoura podem permanecer no sistema nervoso por semanas, meses e às vezes anos.

Por exemplo, a dor nas costas pode causar um aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca, bem como um risco aumentado de doenças cardíacas e um sistema imunológico diminuído. Portanto, o exercício pode ajudar a aliviar essa série de doenças.

Leia também::: Como evitar a dor na coluna trabalhando sentado?

Cuide da sua coluna

Como vimos, problemas de coluna podem desencadear outras doenças, além de afetar o restante do organismo. Por isso, é fundamental mantermos hábitos saudáveis para evitar a dor nas costas.

ALém disso, para saber mais sobre como evitar problemas de coluna, e quais as opções de tratamento, que nem sempre são cirúrgicas, sigam meu canal do Youtube. Lá compartilho muitas dicas e informações!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: