Dr. Dante Giubilei

É possível prevenir a escoliose?

Prevenir a escoliose é uma dúvida bastante comum. Afinal, será que essa condição que afeta a coluna pode realmente ser evitada?

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna na forma de uma letra S ou C. Os pais podem notar a escoliose em seus filhos como ombros ou cintura irregular, uma omoplata parecendo mais proeminente que a outra ou um quadril sendo superior ao outro.

As causas do tipo mais comum de escoliose – que é conhecida como escoliose idiopática do adolescente e ocorre em crianças de 10 a 18 anos, não é totalmente conhecida. 

Esse tipo geralmente ocorre em famílias, portanto, provavelmente há fatores genéticos envolvidos. Mas não é algo que possa ser evitado.

Mas sobre como prevenir a escoliose, e se realmente é possível, compartilho com vocês o artigo abaixo. Vamos conferir e tirar as dúvidas?

Tipos de escoliose que não podem ser prevenidas

Antes de entrar na prevenção de escoliose idiopática e degenerativa, vamos discutir dois tipos de escoliose que não podem ser prevenidos. 

A escoliose congênita é um defeito congênito que ocorre no início da gravidez e geralmente não é perceptível ao nascimento. 

Muitas vezes aparece quando as crianças são pequenas, mas pode não ser perceptível até a adolescência. É mais difícil de tratar do que a escoliose idiopática porque as vértebras são realmente deformadas. Não há nada que você poderia ter feito para impedi-la. 

A escoliose neuromuscular resulta como consequência de outra condição, como a paralisia cerebral. Infelizmente, cerca de 75% desses pacientes desenvolverão escoliose como resultado sem nenhum método conhecido de prevenção. 

Tipos que podem ser prevenidas

Por sua vez, a escoliose idiopática representa mais de 80% de todos os casos de escoliose. É de longe a forma mais comum da condição. 

Pesquisas estão sendo conduzidas para determinar quais crianças estão em alto risco de desenvolver escoliose ou já foram diagnosticadas com ela. 

Terapias de intervenção de escoliose em estágio inicial e programas de exercícios de escoliose foram desenvolvidos para crianças “em risco” com escoliose. 

A escoliose degenerativa, muitas vezes pode ser prevenida porque é causada por trauma ou má postura ao longo do tempo. Você não pode evitar traumas, mas pode cuidar bem da sua postura. 

Anos carregando sacolas pesadas em um ombro e outras ações repetidas desequilibradas podem levar à escoliose degenerativa. 

Estamos vendo mais casos disso porque as pessoas estão vivendo mais e desgastando mais a coluna. Também é possível que você tenha escoliose pré-existente que esteja progredindo na idade adulta. 

Este processo pode ser tratado e até mesmo prevenido com testes apropriados de saúde óssea e terapia. Isso é especialmente recomendado para adultos com mais de 40 anos com escoliose.

Como evitar que a escoliose piore

Embora não seja possível impedir que a escoliose aconteça em primeiro lugar, há coisas que você pode fazer para evitar que a escoliose progrida.

Uma delas é examinar a coluna do seu filho regularmente, começando quando ele ainda é um bebê. Se você tiver alguma dúvida sobre o que vê, converse com seu médico ou outro profissional de saúde. 

Os sintomas da escoliose são sutis no início, então a condição pode passar despercebida. Muitos casos de escoliose são detectados durante um exame de escoliose escolar ou durante um exame de rotina pelo médico do seu filho.

Curvas leves da coluna geralmente não precisam de tratamento. Nesses casos, o médico continuará monitorando seu filho para garantir que a curva não esteja piorando. Curvas maiores são mais propensas a piorar e podem exigir tratamento.

Leia também::: Como é o pós-operatório da cirurgia de correção da escoliose?

Importância do diagnóstico precoce

Prevenir a escoliose pode não ser fácil, para não dizer impossível. Por isso, o mais importante é que ela seja diagnosticada precocemente,  favorecendo o tratamento para evitar sua progressão. 

Mesmo atividades como praticar uma boa postura, fazer exercícios e fazer ioga ou Pilates não podem prevenir a escoliose. O único tipo que pode ser prevenido é a escoliose do adulto causada pela osteoporose. 

Muitos casos de escoliose não requerem tratamento. Para casos moderados a graves, os tratamentos podem ajudar a prevenir o agravamento da escoliose e aliviar outros sintomas, como a dor.

Por fim, para saber mais sobre este tema, compartilho com vocês um ebook que preparei exclusivamente sobre escoliose. É só clicar abaixo e fazer o download.

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: