A cirurgia de correção da escoliose é um procedimento muito importante, e que requer todo o cuidado nas primeiras semanas.
Ela visa, como o próprio nome diz, fazer a correção da escoliose, que é um mau posicionamento da coluna e que tem como resultado um impacto direto na qualidade de vida do paciente.
No artigo que preparei abaixo, explico mais sobre o que é e como é o pós-operatório da cirurgia de correção da escoliose. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é Escoliose?
A coluna vertebral como o órgão central de sustentação do corpo humano conecta todas as outras partes do esqueleto e permite a mobilidade.
Ao mesmo tempo, cobre e protege a medula espinhal e os nervos do canal espinhal. Nas crianças, a coluna vertebral direciona o crescimento e garante o desenvolvimento saudável da caixa torácica e dos pulmões.
Um mau posicionamento da coluna com flexão e torção é chamado de escoliose. Essa deformidade da coluna pode ocorrer em crianças afetando seu processo de crescimento, bem como em idosos.
Ela pode afetar a função de órgãos internos, como os pulmões ou o coração, e causar dor acentuada devido à compressão dos nervos, além de problemas estéticos.
Leia também::: O que é a estenose espinhal?
Quando a cirurgia é feita
Embora as terapias conservadoras e cirúrgicas se concentrem em interromper a progressão da curvatura na escoliose e interromper os sintomas que a acompanham, inicialmente os tratamentos não invasivos são feitos com a realização de exercícios e alongamentos específicos.
Quando algumas dessas medidas terapêuticas não proporcionam o resultado desejado na escoliose, incluindo a progressão da curva, a prevenção de complicações cardíacas e pulmonares e dor, é quando se realiza a cirurgia de correção da escoliose.
A cirurgia é uma intervenção e abordagem abrangente da coluna e o procedimento cirúrgico pode ser feito pela frente ou por trás, ou em ambos os lados.
Durante o procedimento, a coluna é corrigida manualmente o máximo possível e posteriormente se fixa com parafusos ou sistemas de haste dupla.
Como é o pós-operatório?
Após a intervenção, os pacientes passam a primeira noite na UTI, onde serão supervisionados sob rigoroso controle de intensivistas.
Dependendo da dor pós-operatória e da evolução correta da ferida, a internação costuma durar uma semana. Subsequentemente, controles periódicos devem ser seguidos em consulta.
Os pacientes geralmente podem ir para casa 6 a 9 dias após a cirurgia. A equipe garantirá que você consiga subir as escadas antes de ir para casa.
Nas primeiras semanas, o pedido é de máximo repouso. Depois disso, você pode aumentar gradualmente suas atividades conforme suas costas permitirem.
Muitas vezes, quando você é visto em sua primeira consulta de acompanhamento, recebe um programa de exercícios para ajudá-lo a ficar em forma e ativo.
Em geral, você deve evitar esportes que afetem suas costas por um ano ou mais após a operação. Novamente, é importante seguir as recomendações do seu especialista.
Leia também::: Como é feita a cirurgia endoscópica de coluna?
Siga as orientações do seu médico
Como vimos, o pós-operatório da cirurgia de correção da escoliose requer cuidado principalmente nas primeiras semanas, visando a melhor recuperação.
Mas com o passar do tempo, novas exercícios e movimentos vão sendo liberados, até que você possa voltar a ter uma vida normal.
Por fim, espero que tenha compreendido como é o pós-operatório da cirurgia de correção da escoliose e, para mais dicas e informações, siga também meu Instagram, Facebook e Youtube!