Existem muitos tipos de má-formações da coluna vertebral, sendo as mais comuns a escoliose e a cifose.
Essas patologias frequentes afetam a curvatura da coluna e impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. É por isso que conhecê-las — e também se é possível evitá-las — é tão importante.
Por isso, preparei o artigo abaixo onde explico o que é a cifose e quais os tipos existentes. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é cifose?
A cifose afeta as costas, pois é uma deformação que gera uma curvatura muito pronunciada na região da coluna, produzindo uma espécie de corcunda.
É uma patologia que está muito frequentemente relacionada à fraqueza dos ossos vertebrais, razão pela qual é vista com mais frequência em pessoas mais velhas.
No entanto, existem outros tipos e causas que podem ocorrer em crianças, embora sejam os casos mais raros.
Tipos de cifose
Dentro dos tipos existentes podemos descrever o seguinte:
Postural
Este tipo se origina quando a pessoa afetada tem má postura, que leva a ossos e músculos deformados.
Além disso, pode ser vista com muita frequência em adolescentes e jovens adultos que passam muito tempo em frente ao computador e fazem pouca atividade física.
Em contrapartida, o bom desse tipo é que é remediável simplesmente mudando hábitos e forçando boas práticas posturais até que o corpo se acostume com uma postura saudável.
Cifose congênita
Em alguns casos, a cifose se apresenta como uma má-formação presente desde o nascimento. No entanto, começa a se manifestar principalmente no início da adolescência.
Juvenil ou doença de Scheurmann
É uma doença que afeta as vértebras da região dorsal das costas, também conhecida como cifose dorsal.
Além disso, ocorre na infância e causa encurvamento causado por danos estruturais nos ossos.
Causada pela idade
Como explicado acima, a cifose está intimamente ligada à passagem do tempo. Portanto, os idosos podem apresentar essa patologia em decorrência do enfraquecimento de seus ossos.
Leia também::: Benefícios dos exercícios físicos para a coluna
Tratamento e cirurgia
A cifose geralmente é tratada com exercícios de fisioterapia, exercícios físicos acompanhados por um profissional e, em alguns casos, uso de um colete nas costas.
No entanto, se houver muita dor, ou o médico avaliar que o caso está progredindo muito rapidamente, ele pode recomendar uma cirurgia na coluna, na qual será realizada uma fusão espinhal para endireitar a curvatura e evitar que ela se agrave, compactando duas ou mais vértebras.
Esperamos que tenham compreendido o que é a cifose e quais os tipos e, para mais informações sobre doenças da coluna, me siga também no Instagram e Youtube!