Uma hérnia de disco ocorre com mais frequência na região lombar. É uma das causas mais comuns de dor nas costas e também nas pernas (ciática).
Entre 60% e 80% das pessoas sofrem de dor lombar em algum momento de suas vidas. Uma alta porcentagem de pessoas tem dores nas costas e nas pernas causadas por uma hérnia de disco.
Embora às vezes possa ser muito dolorosa, a maioria das pessoas se sente muito melhor com apenas algumas semanas ou meses de tratamento não cirúrgico.
No artigo que compartilho abaixo, explico de forma mais detalhada o que é a hérnia de disco, sintomas e opções de tratamento.
O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma doença em que parte do disco intervertebral (núcleo pulposo) se desloca em direção à raiz nervosa, pressionando-a e causando dor intensa.
Se o disco estiver muito gasto ou danificado, o centro gelatinoso pode sair completamente de seus limites normais.
Se a hérnia é volumosa e comprime todos os nervos que encontra, pode produzir o que se chama de síndrome da cauda equina, o que resulta em uma emergência cirúrgica.
Na maioria dos casos, essa dor desaparece com tratamento conservador sem cirurgia. No entanto, aproximadamente 10% deles necessitarão de intervenção cirúrgica para tratamento.
Em muitos casos, uma hérnia de disco está relacionada ao envelhecimento natural da coluna.
Leia também::: Entenda a relação dos problemas de coluna com o restante do organismo
Principais sintomas
O quadro de hérnia de disco geralmente é agudo, súbito e violento em intensidade. Inclui sintomas típicos de ruptura de disco e outros causados pela pressão da hérnia na medula espinhal ou nos nervos.
A dor torna-se tão intensa que, em geral, não costuma ser aliviada com nada que se tenha em casa. Mas mesmo assim, não devemos esquecer que existem muitos outros quadros de dor semelhantes à da hérnia que não são.
Se for uma hérnia, os sintomas de dor lombar aguda local precedem ou coincidem com os sintomas neurológicos (dor ciática contínua até o pé, fraqueza muscular, formigamento…), a marca de uma hérnia de disco.
A dor ciática (dor irradiada para o membro inferior) é o sintoma mais característico, com a distribuição da dor variando de acordo com o território inervado por cada raiz nervosa acometida. Também causa dor na região lombar devido à sensibilidade do próprio disco.
A dor geralmente é maior ao tossir e ao sentar (por exemplo, andar de carro) do que ao deitar.
Geralmente é mais parado do que andando. Outro sintoma frequente é a parestesia (sensação de formigamento) na perna e no pé.
Também pode levar à perda de força na perna e muito raramente à incontinência urinária.
Quem pode ter uma hérnia de disco?
A hérnia de disco lombar pode aparecer em qualquer idade, embora seja uma condição que afeta mais comumente pessoas entre 30 e 50 anos de idade.
Portanto, tem um impacto econômico significativo na população em geral, uma vez que são pessoas em plena atividade laboral.
Qual é o prognóstico para uma hérnia de disco?
Se a indicação estiver correta e a técnica de cirurgia discal for realizada com cuidado, são alcançadas taxas de sucesso superiores a 85-90%.
É importante deixar claro que a cirurgia tem maior probabilidade de melhorar a dor irradiada para a extremidade inferior do que a dor lombar.
Como é o tratamento?
A menos que haja déficits neurológicos – fraqueza muscular, dificuldade para andar – ou síndrome da cauda equina, o primeiro curso de tratamento é o tratamento conservador.
Em casos graves, a cirurgia visa liberar a raiz nervosa comprimida, responsável pelos sintomas. Existem diferentes técnicas para conseguir isso.
O mais eficiente até o momento é a remoção da hérnia, associando-se a resseção de parte do disco (do seu centro) para diminuir as chances de sua recorrência.
É um procedimento comum e pode ser feito com ou sem microscópio e com uma incisão de 2 a 6 cm.
Alternativamente, algumas hérnias podem ser operadas com resultados semelhantes por via percutânea com a ajuda de endoscópios.
Leia também::: Quais os tipos de cirurgia de hérnia de disco?
Cuide da sua coluna
A melhor forma de evitar a hérnia de disco é cuidar da sua coluna. Para isso, carregue pesos corretamente, evite ficar obeso, evite tarefas repetitivas que sobrecarreguem a coluna, e deixar de lado o estilo de vida sedentário.
Dessa forma é possível manter sua coluna saudável, evitando hérnia de disco, ou outros problemas.
Por fim, espero que tenha compreendido o que é hérnia de disco, sintoma e tratamentos e, para saber mais sobre o tema, siga também meu canal do Youtube!