Dr. Dante Giubilei

Nervo comprimido ou disco degenerado: o que causa a dor nas costas?

Se você está tendo sintomas de dor nas costas e fez uma pesquisa básica no Google, então a pergunta que surgiria em sua mente seria “é por causa de um nervo comprimido ou eu tenho uma doença degenerativa do disco?” 

A dor nas costas pode ter muitas causas e entender a verdadeira pode ser difícil. Sempre que a dor nas costas é causada por uma hérnia de disco pressionando um nervo ou possivelmente apenas o próprio disco, é difícil entender verdadeiramente o que isso significa devido à infinidade de termos usados ​​para descrever a causa da dor – nervo comprimido, disco saliente, hérnia de disco e assim por diante.

Foi por isso que preparei o artigo abaixo, no qual explico o que é o nervo comprimido e o disco degenerado, e como isso afeta suas costas. Confira.

Dor de nervo comprimido

Quando um disco espinhal causa compressão mecânica, irritação ou inflamação de uma raiz nervosa próxima, não é o disco que dói – é a dor do nervo devido à intrusão do disco. 

A dor de uma raiz nervosa comprimida na parte inferior das costas pode irradiar ao longo do caminho do nervo para a perna e o pé. Problemas neurológicos, como dormência, fraqueza, formigamento e/ou sensação de formigamento também podem ocorrer.

Este tipo de dor é medicamente denominado como radiculopatia. Quando a radiculopatia ocorre devido à irritação ou compressão de raízes nervosas específicas na parte inferior das costas (L4 a S3), é comumente referida como ciática.

Nervos comprimidos podem ser causados ​​por:

  • Hérnia de disco
  • Estenose espinal
  • Esporões ósseos que ocorrem como resultado de osteoartrite

Embora menos comum, um nervo comprimido também pode ser causado por outras condições, como tumor, infecção ou espondilolistese.

Leia também::: O que é o Teste de Adams usado no diagnóstico da escoliose?

Dor de disco degenerada

Se a fonte de sua dor nas costas for o disco intervertebral, ela é chamada de dor nas costas discogênica. Um disco espinhal pode degenerar devido ao desgaste ou trauma e causar dor pelos seguintes mecanismos:

Inflamação

À medida que o disco degenera, proteínas inflamatórias podem ser liberadas no espaço do disco. Um disco degenerado também pode herniar, fazendo com que seu conteúdo inflamatório interno vaze. Esses agentes inflamatórios podem irritar ou inflamar os nervos próximos, causando dor.  Hérnia de disco também pode causar dor no nervo comprimido.

Encolhimento

A degeneração pode causar desidratação dentro do disco, resultando em perda de conteúdo de fluido e encolhimento. O grau de encolhimento do disco pode causar estreitamento do canal vertebral, levando à radiculopatia.

Instabilidade do segmento de movimento

A degeneração do disco também pode fazer com que o segmento da coluna fique instável e não seja tão eficaz em resistir ao movimento na coluna. 

À medida que o corpo tenta neutralizar a inflamação, a instabilidade e a dor, os músculos da área podem sofrer espasmos, o que pode causar dor aguda e intensa, piorando a dor nas costas. A dor de um disco degenerado pode ser localizada ou irradiar para a perna (radiculopatia).

Leia também::: Como funciona a artrodese minimamente invasiva?

Qual é a causa da dor?

Quando a dor nas costas é crônica, é difícil não focar na dor e nas formas de aliviá-la. No entanto, tente mudar seu foco da dor para a causa raiz da dor. 

E como fica claro, a origem da dor é fundamental para determinar o tratamento mais assertivo. Afinal, se for nervo comprimido, usaremos uma técnica. Se for disco degenerado, será outra a opção usada.

Por fim, espero que tenha compreendido as diferenças entre nervo comprimido e disco degenerado e como isso afeta a dor nas costas. E para ampliar seu conhecimento, confira também meu e-book “Como aliviar as dores nas coluna” clicando no botão abaixo!

e-books fusão espinhal

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: