Dr. Dante Giubilei

Fumar pode causar dor nas costas?

Fumar pode causar dor nas costas? Embora fumar afete todo o corpo, também é conhecido por estar especificamente associado à dor crônica nas costas, especialmente na região lombar. 

Como fumar reduz o fluxo sanguíneo, os nutrientes e o oxigênio não são fornecidos nas quantidades necessárias para manter os ossos, cartilagens, músculos e outros tecidos saudáveis. 

Os discos da coluna vertebral já têm fluxo sanguíneo limitado, portanto, privá-los desses elementos pode fazer com que eles se deteriorem em um ritmo muito mais rápido do que normalmente ocorreria durante o processo de envelhecimento.

Para falar mais dessa relação sobre como fumar pode causar dor nas costas, compartilho o artigo abaixo.

Tabagismo e dor nas costas

Muito antes de você pensar que precisa se preocupar em parar fumar, isso já está causando um impacto negativo direto na sua qualidade de vida. 

Você já deve estar familiarizado com a tosse e a falta de ar. Mas você pode não perceber que fumar também danifica sua coluna e a musculatura ao redor. 

Essa cadeia causal significa que fumar pode causar dores nas costas. Quatro fatores distintos ligam o tabagismo à dor crônica nas costas.

1. Fluxo sanguíneo reduzido

A nicotina naturalmente restringe o tamanho dos vasos sanguíneos. Seus vasos sanguíneos são responsáveis ​​por fornecer sangue oxigenado e nutrientes para a coluna e os músculos de suporte. 

A restrição causada pela nicotina reduz a disponibilidade de compostos necessários para a região da coluna vertebral. O resultado é a degeneração discal gradual e a degeneração muscular. 

À medida que os discos e os músculos falham, você terá menos amortecimento entre os ossos da coluna e menos suporte muscular. Juntos, eles levam ao agravamento da dor nas costas ao longo do tempo.

Leia também::: Como encontrar uma hematologista em Belém?

2. Inflamação

Fumar também aumenta a resposta inflamatória do seu corpo. A inflamação é usada como parte da resposta imunológica. Mas, um aumento na resposta aos elementos nocivos encontrados nos cigarros pode exacerbar a dor existente.

3. Absorção de cálcio reduzida

A nicotina também dificulta a absorção de cálcio pelo corpo, levando a taxas mais altas de osteoporose em fumantes. 

Como resultado, as pessoas que fumam provavelmente experimentarão a falha dos tecidos moles, da musculatura e dos ossos que compõem a região da coluna vertebral ao mesmo tempo.

4. Tolerância reduzida à dor

Toda vez que você inala a fumaça do cigarro, a nicotina estimula seu cérebro a liberar dopamina. Este é o produto químico “sentir-se bem” que faz com que fumar vicie. 

Raramente discutimos um efeito colateral infeliz: a exposição consistente à dopamina aumentará gradualmente a sensibilidade à dor ao longo do tempo. 

Portanto, mesmo uma leve dor nas costas pode parecer grave para um fumante, especialmente à medida que seu vício aumenta.

Leia também::: Problemas de coluna podem causar dor de cabeça?

Como viu, fumar pode causar dor nas costas

Fumar não apenas causa dor nas costas, mas também pode impedir o tratamento para sua dor. Além disso, o risco de realizar a cirurgia é simplesmente alto demais para o paciente. A razão é que fumar diminui sua capacidade de cura e aumenta a chance de infecção.

Por isso, fica claro que fumar pode causar dor nas costas, além de afetar sua saúde de modo geral. Dessa forma, é essencial que você deixe o cigarro o mais brevemente possível se deseja ter qualidade de vida.

Por fim, espero que tenha compreendido como fumar pode causar dor nas costas e, para aprofundar ainda mais este tema, confira o vídeo que preparei para meu canal do YouTube logo abaixo!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: