A espondilolistese ocorre quando uma vértebra da coluna vertebral é fraturada e a coluna sai do lugar, geralmente na região lombar.
Dor nas costas, dormência nas extremidades ou perda sensorial podem ser causados pela compressão da raiz nervosa como resultado do deslizamento.
Condições relacionadas incluem espondilose, que é a artrite da coluna vertebral, e espondilólise, que é uma fratura de uma vértebra sem que ela saia do alinhamento.
Para explicar de forma mais detalhada o que é a espondilolistese, causas e tratamento, compartilho o artigo abaixo. Confira!
O que é a espondilolistese?
A espondilolistese ocorre se uma vértebra se desloca como resultado de uma fratura extensa quando os músculos e ligamentos que mantêm uma vértebra no lugar ficam sobrecarregados.
O corpo vertebral pode então deslizar para a frente sobre a vértebra abaixo. O deslizamento para a frente torna o canal espinhal menor, deixando menos espaço para as raízes nervosas e muitas vezes causando um nervo comprimido.
Os adolescentes às vezes desenvolvem um tipo de espondilolistese em que uma vértebra desliza para frente e desliza completamente para fora da vértebra abaixo.
A espondilolistese também pode ocorrer na coluna cervical e pode resultar de uma lesão no pescoço ou artrite reumatoide. A espondilolistese cervical geralmente causa dor e rigidez no pescoço.
O que causa a espondilolistese?
A espondilolistese pode ser causada por degeneração, trauma ou defeitos congênitos. Ocorre mais comumente na vértebra lombar inferior no anel ósseo formado pelo pedículo e lâmina óssea, que protege a medula espinhal e os nervos espinhais.
O osso é mais fraco na área pars interarticularis, que une as articulações superior e inferior. A princípio, o corpo pode curar o dano produzido pela tensão no osso.
No entanto, se ocorrerem tensões repetidas mais rapidamente do que o corpo pode responder, o osso acabará fraturando. Esse defeito pars ou fratura é chamado de espondilolistese.
Leia também::: Nervo comprimido ou disco degenerado: o que causa a dor nas costas?
Sintomas de espondilolistese
A espondilolistese é uma das causas mais comuns de dor lombar persistente em crianças e adolescentes, mas nem sempre causa desconforto.
Se você sentir dor, pode ser a problemas mecânicos (certas atividades, movimentos ou posições) ou nas partes móveis da coluna. Se a compressão da coluna apertar ou irritar os nervos, isso também pode causar dor.
Por exemplo, um nervo comprimido pode produzir dor nas costas, ciática, que é uma dor que se irradia para o pé.
A espondilolistese também pode causar dormência no pé e fraqueza nos músculos inervados pelo nervo afetado.
Diagnóstico e tratamento
Seu ortopedista fará seu histórico, fará um exame físico e provavelmente solicitará um raio-X. Muitas vezes, os raios X são tudo o que é necessário para diagnosticar um defeito na pars ou um deslizamento anterior de uma vértebra.
No entanto, às vezes, as varreduras ósseas e as varreduras de tomografia computadorizada (TC) são preferidas.
O tratamento para espondilolistese é semelhante ao tratamento para outras causas de dor lombar mecânica e compressiva.
Os médicos podem prescrever repouso durante a fase aguda, incluindo evitar esportes, para ajudar a aliviar os sintomas. Suspensórios, gessos ou espartilhos especiais podem ajudar a curar uma fratura por estresse e aliviar a dor.
Também podemos incentivá-lo a trabalhar com um fisioterapeuta. Exercícios específicos são importantes para a reabilitação e retorno ao esporte.
Cirurgia
Se os tratamentos conservadores para espondilolistese não conseguirem controlar sua dor, podemos recomendar a cirurgia. O tratamento cirúrgico deve aliviar a dor mecânica e compressiva, bem como qualquer pressão nos nervos espinhais.
O procedimento cirúrgico para espondilolistese também se chama laminectomia descompressiva da coluna lombar e liberará ou descomprimirá os nervos afetados.
O cirurgião removerá uma seção de osso da parte de trás da coluna (lâmina) e/ou uma porção das articulações facetárias. Como a lâmina e as articulações facetárias fornecem estabilidade à coluna, removê-las pode fazer com que a coluna fique solta e instável.
Quando isso ocorre, também podemos realizar a fusão espinhal no mesmo procedimento. Em adolescentes e crianças com apenas espondilólise e sem espondilolistese, podemos realizar o reparo direto do defeito da pars sem fusão.
Leia também::: Qual a relação entre estilo de vida e dor na coluna?
Cuide da sua coluna
Espero que tenha compreendido o que é a espondilolistese, bem como suas causas e sintomas. E caso os sinta, procure ajuda médica especializada
Com o diagnóstico precoce, o tratamento conservador pode permitir uma recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida ao paciente.
Agora que você já sabe o que é espondilolistese, siga também meu canal do YouTube e saiba mais sobre este e muitos outros temas relacionados à coluna.