Normalmente, quando uma pessoa sofre uma enxaqueca, ela não a associa à dor nas costas. Mas o fato é que existe uma grande relação entre dor de cabeça e dor costas.
As dores de cabeça podem ter várias causas, mas uma das principais é a cervical . Um problema no pescoço pode acabar causando dor de cabeça, devido à estreita relação entre a cervical e a dor de cabeça.
A proximidade entre a cabeça e o pescoço provoca alterações que podem afetar algumas das vértebras cervicais ou os músculos que as envolvem. Por esta razão, existe uma dor de cabeça conhecida como ‘cervicogênica’, que tem sua origem na coluna cervical.
No artigo que compartilho abaixo, explico mais essa relação entre dor de cabeça e dor nas costas. Siga a leitura e confira!
Dor de cabeça e dor costas
Um estudo recente no Reino Unido mostrou a relação entre dor de cabeça e dor costas frequentes. Este estudo, publicado no Journal of Headache and Pain, sugere que existe uma associação entre os dois tipos de dor que pode apontar para um tratamento compartilhado para ambos.
A dor nas costas, ou lombalgia, geralmente está relacionada a uma óbvia falta de higiene postural, ao fato de mantermos posturas forçadas por muito tempo ou, simplesmente, a algum tipo de dano pontual, como uma queda ou um acidente. É uma doença que afeta cada vez mais pessoas.
Por outro lado, dores de cabeça frequentes, enxaquecas, enfraquecem as pessoas que sofrem delas com frequência e são caracterizadas por dores latejantes de intensidade moderada ou alta, que também pioram com o movimento. Ataques típicos de enxaqueca podem causar náuseas, vômitos e desconforto intenso com a luz.
A revisão sistemática de 14 estudos com mais de 460.000 participantes resultou em duas conclusões: a primeira foi a associação entre cefaleia e lombalgia persistente. A secundária relacionou a gravidade da lombalgia com a gravidade da cefaleia.
De acordo com a pesquisa, estima-se que uma pessoa tem duas vezes mais chances de ter dores de cabeça ou lombalgia crônica na presença de outra dor.
Ambas as doenças são incapacitantes para muitas pessoas que, além disso, nunca foram diagnosticadas com ambas as dores simultaneamente.
Encontrar um tratamento comum pode ser a chave para que esses pacientes superem sua dor crônica e melhorem sua qualidade de vida.
Leia também::: Como encontrar uma hematologista em Belém?
Dor de cabeça cervicogênica
A dor de cabeça cervicogênica ocorre quando a dor é referida de uma fonte específica no pescoço até a cabeça.
Essa dor geralmente é uma dor constante ou sensação de tédio, mas às vezes a intensidade da dor pode piorar.
Os sintomas geralmente são bloqueados lateralmente, o que significa que ocorrem em um lado do pescoço, cabeça e/ou rosto.
A dor de cabeça cervicogênica é uma dor de cabeça secundária que ocorre devido a uma condição física ou neurológica que começou primeiro. Pode ser causado por trauma, como fratura, luxação ou lesão cervical, ou uma condição médica subjacente, como artrite reumatóide, câncer ou infecção.
Embora a fonte da dor esteja localizada na coluna cervical, a dor cervicogênica pode ser difícil de diagnosticar porque a dor nem sempre é sentida no pescoço.
Os sintomas também podem imitar dores de cabeça primárias, como enxaqueca e dor de cabeça do tipo tensional.
Causas mais comuns de dor no pescoço
Más posturas mantidas por muito tempo e tarefas repetitivas com má postura podem causar dor na região cervical.
Por exemplo, fazer o trabalho curvado ou ficar na frente do computador por várias horas. Uma das posturas mais prejudiciais é conhecida como “cabeça para frente”. O crânio puxa as vértebras para baixo causando dor de cabeça.
As hérnias de disco mais comuns ocorrem na região lombar, mas também podem ocorrer na região cervical. Neste caso, a cervical e a dor de cabeça são sinais claros.
Um dos principais sintomas de dor de cabeça devido a problemas cervicais é o movimento brusco do pescoço. É comum em acidentes de carro quando o pescoço balança para frente e para trás incontrolavelmente.
Esse movimento danifica os músculos e ligamentos cervicais, impedindo que o pescoço se mova naturalmente e causando dor de cabeça.
Leia também::: Como encontrar um cirurgião de coluna em Belém?
Estreita ligação
Além da relação que acabamos de mencionar, dor de cabeça e dor nas costas compartilham uma misteriosa afinidade uma pela outra que não é totalmente compreendida.
Estudos mostram que as pessoas que têm dores crônicas nas costas ou dores de cabeça têm duas vezes mais chances de ter a outra condição, especialmente dor lombar.
Claramente, qualquer coisa que afete seus músculos, nervos ou fluxo sanguíneo na coluna tem o poder de transferir essa dor para cima, para a cabeça.
Mas também pode haver um componente psicológico subjacente que está ligado à forma como seu corpo e sua mente registram a dor.
Por isso, se sofre com dores de cabeça e dor nas costas, é fundamental buscar um especialista para que a causa exata seja investigada e tratada.
Por fim, espero que o artigo mostrando a relação entre dor de cabeça e dor nas costas lhe tenha sido esclarecedor. E para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube!