Dr. Dante Giubilei

Como é o tratamento da escoliose?

A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral. É mais frequentemente diagnosticado na infância ou no início da adolescência. 

As curvas normais da coluna ocorrem nas regiões cervical, torácica e lombar no chamado plano “sagital”. Essas curvas naturais posicionam a cabeça sobre a pélvis e funcionam como amortecedores para distribuir o estresse mecânico durante o movimento. 

A escoliose é frequentemente definida como curvatura da coluna vertebral no plano “coronal” (frontal). Enquanto o grau de curvatura é medido no plano coronal, a escoliose é na verdade um problema tridimensional mais complexo.

No artigo que compartilho abaixo, detalho o que é e quais as opções de tratamento. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é escoliose?

Uma pessoa com escoliose terá uma curva em forma de C ou S sua coluna. Para um médico diagnosticar a condição, o ângulo de Cobb — uma medida da curvatura — deve ser pelo menos10 graus.

A escoliose pode aparecer em qualquer idade, mas muitas vezes se apresenta entre os 10 e 12 anos ou durante a adolescência de uma pessoa. 

Embora seja rara em bebês, ela pode afetar pessoas antes dos 3 anos de idade.

Na maioria dos casos, não há causa conhecida, quando é conhecida como escoliose idiopática. Em outros casos, a escoliose pode estar associada à paralisia cerebral, distrofia muscular ou espinha bífida. Alternativamente, pode ser uma anormalidade de nascimento.

A classificação é feita como estrutural ou não estrutural. Uma curva estrutural é permanente e pode ser devido a uma condição médica ou lesão. 

Uma curva não estrutural é temporária, o que significa que a coluna é estruturalmente normal. Em ambos os casos, um médico tentará encontrar e corrigir ou tratar a causa.

Como é o tratamento da escoliose?

Existem três maneiras comprovadas de gerenciar a escoliose – observação, órtese e cirurgia. 

O médico ortopedista recomendará um desses métodos com base na gravidade da escoliose e na maturidade física da criança. 

Essas características predizem como a escoliose deve se comportar durante os anos de crescimento da criança e como adulto.

Além disso, o ortopedista irá considerar os seguintes fatores ao decidir sobre as opções de tratamento:

Sexo

As mulheres são mais propensas do que os homens a ter escoliose que gradualmente piora.

Gravidade da curva

O tipo e a gravidade da curva podem afetar como ela progride. As curvas em forma de S são típicas naqueles com escoliose idiopática, enquanto as curvas em forma de C são mais comuns entre aqueles com escoliose neuromuscular.

Posição da curva

Uma curva na parte central da coluna tem mais probabilidade de piorar do que uma curva na parte inferior ou superior.

Maturidade óssea

O risco de piora é menor se os ossos da pessoa pararem de crescer. Aparelhos são mais eficazes enquanto os ossos ainda estão crescendo.

Opções de tratamento

As principais opções de tratamento são:

Fisioterapia

A fisioterapia com exercícios e aparelhos de eletroestimulação é indicada para pessoas com 10 à 35 graus de escoliose. 

Na fisioterapia podem ser realizados diversos exercícios com o objetivo de realinhar a coluna e para isso deve-se saber qual é o lado da escoliose para que o lado que está mais encurtado, seja alongado e para que o lado que está mais alongado possa ser fortalecido. No entanto, os dois lados do tronco devem ser trabalhados ao mesmo tempo.

Colete ortopédico

O uso do colete ortopédico é indicado para quando a escoliose tem entre 20 e 40 graus. Nesse caso, o colete deve ser usado durante todo o tempo, e deve ser retirado somente para tomar banho e para fazer fisioterapia.

Ele geralmente é colocado em crianças com mais de 4 anos de idade ou adolescentes e pode ser necessário passar anos com ele para que a curvatura da coluna seja normalizada. 

Não é indicado usar colete quando a curvatura é maior que 60 graus e entre 40 e 60 graus ele só é indicado quando não é possível realizar a cirurgia.

Cirurgia na coluna

A cirurgia é indicada quando há mais de 30 graus de escoliose em jovens e 50 graus em adultos, e consiste em colocar alguns parafusos ortopédicos para posicionar a coluna da forma mais ereta possível.

Mas na maioria das vezes ainda assim não é possível deixar a coluna completamente centralizada, porém é possível melhorar muitas deformidades. 

Antes e depois da cirurgia é recomendado fazer sessões de fisioterapia para melhorar os movimentos, aumentar amplitude, elasticidade, e combater a dor nas costas. 

Cuide da sua coluna

Escoliose refere-se a uma coluna anormalmente curvada. Tende a surgir na infância ou adolescência, e a causa geralmente é desconhecida. Tratamentos, como órtese e cirurgia, muitas vezes podem ajudar.

Uma pessoa deve falar com um ortopedista se suspeitar de escoliose, pois o tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações futuras.

Espero que tenham compreendido o que é e como é tratamento da escoliose e, para mais informações sobre coluna e tratamentos, siga também meu canal do Youtube!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: