A cirurgia em nosso tempo está evoluindo para uma menor agressão ao paciente. Um exemplo é a cirurgia endoscópica de coluna, que proporciona um resultado incrível.
Atualmente, com os avanços tecnológicos, um paciente pode ser operado através de uma incisão mínima na pele, visualizando as estruturas e tecidos através de fibra ótica em um monitor de TV, sem problemas de sangramento e utilizando finos instrumentos altamente evolucionados.
No artigo que compartilho abaixo, explico o que é e como é feita a cirurgia endoscópica de coluna. Siga a leitura e confira!
O que é a cirurgia endoscópica da coluna?
A cirurgia endoscópica da coluna busca causar o menor dano possível às estruturas do paciente.
Para isso, é feita uma incisão, é colocada uma cânula através da qual é inserida uma ótica que permite ampliar o campo de trabalho e observar com mais precisão.
Em outras palavras, essa técnica não exige que façamos grandes incisões para atingir a coluna do paciente.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia endoscópica da coluna minimiza a agressividade nos tecidos do paciente e melhora o resultado da cirurgia aberta.
No início da intervenção, é feita uma pequena incisão de 8 mm através da qual pode ser inserido o material necessário para a cirurgia.
Uma cânula que incorpora ótica de máxima precisão que permitirá explorar a área e trabalhar confortavelmente na parte afetada sem causar danos aos tecidos circundantes.
A recuperação será favorável porque nenhuma grande dissecção é realizada para permitir o acesso à coluna. Esta é a principal vantagem da cirurgia endoscópica da coluna.
Por que é realizada?
Este tratamento é focado na cirurgia de hérnia de disco lombar e cirurgia de estenose do canal.
Ela destina-se a causar o menor dano possível ao paciente. É um tratamento útil para dor lombar e lombociatalgia.
É indicado em muitas ocasiões em que antes pouco se podia fazer do ponto de vista cirúrgico, pois não havia comprometimento neurológico completo.
Como é a recuperação?
A recuperação é rápida e oferece resultados muito bons. Normalmente, o paciente recebe alta algumas horas após a operação, embora, em alguns casos, possa demorar até 24 horas depois.
Esta intervenção não requer repouso absoluto, de modo que, uma semana após a intervenção, o paciente poderá realizar suas atividades habituais com cautela e poderá retornar ao seu trabalho.
O normal é que, progressivamente, após três meses, o paciente possa recuperar a atividade esportiva.
Leia também::: Dor lombar crônica: quais as principais causas?
Cuide da sua coluna
A cirurgia endoscópica de coluna tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, por ser realizada através de incisões muito pequenas, o dano aos tecidos é menor do que na cirurgia aberta.
O que ele faz é que o risco de sangramento e infecções é reduzido significativamente. Além disso, conforme explicado, o paciente poderá retomar a prática de suas atividades habituais em um tempo mínimo.
Espero por fim que tenham compreendido como é feita a cirurgia endoscópica de coluna e, para saber mais sobre o tema, confira também o vídeo que preparei para o meu canal do Youtube dando o play abaixo!