A fusão espinhal é um procedimento cirúrgico usado para corrigir problemas com os pequenos ossos da coluna chamados de vértebras.
É essencialmente um processo de soldagem. A ideia básica é fundir duas ou mais vértebras para que elas se curem em um único osso sólido. Isso é feito para eliminar o movimento doloroso ou para restaurar a estabilidade da coluna.
A cirurgia da coluna geralmente é recomendada apenas quando seu médico pode identificar a fonte de sua dor. Para fazer isso, seu médico pode usar exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).
No artigo que compartilho com vocês abaixo, detalho como é a cirurgia de fusão especial, e quando ela é indicada. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
A cirurgia de fusão espinhal
A fusão da coluna lombar e cervical tem sido realizada há décadas. Existem várias técnicas diferentes que podem ser usadas para fundir a coluna. Existem também diferentes “abordagens” que seu cirurgião pode adotar para alcançar sua coluna.
Seu cirurgião pode abordar sua coluna pela frente. Isso é chamado de abordagem anterior e requer uma incisão no abdome inferior para uma fusão lombar ou na frente do pescoço para uma fusão cervical.
Uma abordagem posterior é feita pelas costas, quando para realizar a cirurgia de fusão espinhal são feitas incisões na região das costas.
Leia também::: Quais os tipos de cirurgia de hérnia de disco?
O que esperar da cirurgia?
A fusão espinhal elimina o movimento entre as vértebras. Também previne o estiramento dos nervos e ligamentos e músculos circundantes.
É uma opção quando o movimento é a fonte da dor, como o movimento que ocorre em uma parte da coluna que é artrítica ou instável devido a lesão, doença ou processo normal de envelhecimento. A teoria é que se as vértebras dolorosas não se movem, elas não devem doer.
Se você tiver dor nas pernas ou no braço, além da dor nas costas, seu cirurgião também poderá realizar uma descompressão (laminectomia). Este procedimento envolve a remoção de ossos e tecidos doentes que estão pressionando os nervos espinhais.
A fusão espinhal tirará alguma flexibilidade da coluna, mas a maioria das fusões da coluna envolve apenas pequenos segmentos da coluna e não limita muito o movimento.
A maioria dos pacientes não notará uma diminuição na amplitude de movimento. Seu cirurgião conversará com você sobre se seu procedimento específico pode afetar a flexibilidade ou a amplitude de movimento da coluna.
Que material é usado?
Todas as fusões espinhais usam algum tipo de material ósseo, chamado enxerto ósseo, para ajudar a promover a fusão. Geralmente, pequenos pedaços de osso são colocados no espaço entre as vértebras a serem fundidas.
Um enxerto ósseo é usado principalmente para estimular a cicatrização óssea. Aumenta a produção óssea e ajuda as vértebras a se curarem em um osso sólido.
Às vezes, peças maiores e sólidas são usadas para fornecer suporte estrutural imediato às vértebras.
No passado, um enxerto ósseo retirado da pelve do paciente era a única opção para aumentar o material necessário para a fusão das vértebras. Este tipo de enxerto é chamado de autoenxerto.
A colheita de um enxerto ósseo requer uma incisão adicional durante a operação. Ele alonga a cirurgia e pode causar aumento da dor após a operação.
Como é a recuperação?
Após a cirurgia, você sentirá alguma dor. Esta é uma parte natural do processo de cura. Seu médico e enfermeiros trabalharão para reduzir sua dor, o que pode ajudá-lo a se recuperar da cirurgia mais rapidamente.
Medicamentos são frequentemente prescritos para alívio da dor a curto prazo após a cirurgia.
Converse com seu médico se sua dor não começou a melhorar alguns dias após a cirurgia. Se você já estiver tomando medicamentos antes da cirurgia, converse com seu cirurgião antes do procedimento para que possam planejar juntos o regime de dor pós-operatória.
Leia também::: Qual a melhor posição para dormir com dor na coluna?
Cuide da sua coluna
Como viu, uma cirurgia de fusão espinhal envolve a união de duas vértebras, com o objetivo de eliminar a dor que o atrito entre elas causava.
Ela é recomendada nos casos onde a dor é causada por esse tipo de contato, mas ela só será realizada caso seu médico ortopedista não encontre outra maneira de tratamento.
Por fim, espero que tenha compreendido o que é a cirurgia de fusão espinhal e como ela é feita e, para saber como aliviar as dores na coluna, clique no botão abaixo e confira meu ebook sobre o tema!