Dr. Dante Giubilei

Benefícios dos exercícios físicos para a coluna

Conheça os benefícios dos exercícios físicos para a coluna vertebral

Praticar esportes tem uma influência significativa em nossa saúde geral e bem-estar. Assim, encontramos também inúmeros benefícios dos exercícios físicos a coluna vertebral.

De fato, sedentarismo e dor nas costas é um binômio recorrente. Afinal os músculos são muito fracos e não cumprem adequadamente sua função de sustentação da coluna. Como resultado, há maior risco de episódios de lombalgia ou outras síndromes dolorosas. 

No entanto, essa afirmação deve ser devidamente contextualizada, pois deve ser realizada sob a supervisão de um especialista e evitar movimentos ou estilos que possam agravar lesões pré-existentes ou causar novas. 

Para explicar mais sobre os benefícios dos exercícios físicos para a coluna vertebral, compartilho com vocês o artigo abaixo!

Como fortalecer sua coluna

Ao praticar exercícios para fortalecer sua coluna, você deve considerar previamente sua capacidade física, idade e estado de saúde. 

Se você sofre de uma condição ou lesão específica, é melhor consultar um profissional para determinar se esses tipos de atividades podem ser prejudiciais.

Agora, se não houver inconvenientes, é essencial saber que os benefícios desses exercícios são obtidos apenas quando são realizados regularmente. 

É inútil fazê-los algumas vezes por semana e depois voltar a um estilo de vida sedentário. Faça com que eles façam parte da sua rotina!

O exercício pode ajudar a curar suas dores

Um estímulo natural para o processo de cura do seu corpo é o exercício ativo, que deve ser realizado de forma controlada, gradual e progressiva. 

Em parte, isso significa que você precisa aumentar lentamente a intensidade do seu regime de treino ao longo do tempo, criando uma rotina consistente, gerenciável e desafiadora. 

Essa progressão gradual é especialmente importante se você está apenas começando uma rotina de exercícios.

O movimento estimula a cura, fornecendo nutrientes e oxigênio nos espaços do disco e tecidos moles da coluna para melhorar a função. 

Mas o inverso também é verdadeiro — a falta de exercício pode levar à rigidez, fraqueza e piora da dor.

Leia também::: Qual a relação entre saúde mental e dor na coluna?

Fortalecimento do núcleo

Músculos fortes do núcleo — que incluem o abdômen, a região lombar, a pelve e até os músculos do quadril — ajudam a apoiar e estabilizar a coluna. Isso reduz a pressão nos discos da coluna vertebral, tecidos moles e articulações, o que, por sua vez, pode aliviar a dor lombar. 

O fortalecimento do núcleo pode incluir exercícios como pranchas e levantamento de pernas, mas pode ser ainda mais eficaz quando feito com movimentos funcionais diários, em vez de apenas fortalecimento isolado. 

Por exemplo, envolver os músculos do núcleo para estabilizar a coluna para levantar e carregar objetos, agachar e realizar exercícios de puxar como o remo são ótimas maneiras de desenvolver a força do núcleo.

Quais exercícios praticar?

A caminhada esportiva tem muitos benefícios, incluindo:

  • Fortalece os músculos que mantêm seu corpo ereto
  • Traz nutrientes para suas estruturas espinhais
  • Melhora a flexibilidade
  • Incentiva a produção de endorfinas que combatem a dor

Ao caminhar para se exercitar, tente manter um ritmo acelerado com uma postura ereta e natural. Procure caminhar 30 minutos, de 3 ou 4 vezes por semana, se você estiver ativo no momento. 

Se você é novo no exercício, tente começar com 2 ou 3 caminhadas curtas, de 5 minutos por dia e, ao longo de várias semanas ou meses, trabalhe até conseguir fazer 20 a 30 minutos de cada vez.

Outras opções de exercícios aeróbicos de baixo impacto a serem consideradas incluem andar de bicicleta, usar uma máquina elíptica ou nadar. 

O treinamento de força é uma das maneiras mais importantes de criar uma região lombar resiliente e evitar o retorno da dor lombar. 

Quando feito com segurança, seguindo a orientação de um educador físico, com progressão gradual e forma adequada, levantar pesos e adicionar resistência a movimentos de corpo inteiro, como agachar, levantar e carregar, pode ajudar a preparar seu corpo para as demandas do dia a dia e evitar a recorrência de lesões lombares. 

Alongamento como aliado

Alongamentos suaves que visam a coluna cervical e a coluna torácica podem ajudar com dores no pescoço e/ou na parte superior das costas, bem como melhorar a amplitude de movimento. 

Se você tende a ficar desleixado ou tem ombros curvados com a postura da cabeça para a frente, faça pausas durante o dia de trabalho para ficar de pé e mobilizar a parte superior das costas. 

Além disso, uma opção para isso é colocar um rolo de espuma horizontalmente na parte superior da cadeira e contra a parte superior das costas, depois estender para trás sobre o rolo de espuma, mantendo os abdominais contraídos. Você também pode realizar este exercício com o rolo de espuma no chão.

Algumas condições da região lombar podem se beneficiar de alongamentos diários dos isquiotibiais, que também podem reduzir a tensão nervosa e aliviar a dor.

Converse com seu médico

Embora os benefícios dos exercícios físicos sejam bastante conhecidos e façam parte de quase todos os planos de tratamento para dor lombar, certifique-se de que não exagere na dose e prejudique sua coluna vertebral. 

Além disso, caso já tenha dores nas costas, converse sempre com seu médico para saber que exercícios pode praticar, e em qual intensidade. Por exemplo, os exercícios apropriados para alguém com dor de hérnia de disco lombar não serão idênticos aos de uma pessoa com espondilolistese do istmo.

Espero por fim que tenha compreendido quais os benefícios dos exercícios físicos para a coluna vertebral e, para mais dicas e muita informação, me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube.

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: