Alimentação e dores na coluna possuem uma ligação muito mais próxima do que se imagina. E quando se trata de inflamação que resulta em dor nas costas, é verdade que você é o que você come.
Muitos alimentos demonstraram reduzir a inflamação, enquanto outros a aumentam. Dietas ricas em açúcar e alimentos gordurosos também aumentam o risco de obesidade, o que contribui para a dor nas costas.
Para explicar mais sobre esta relação entre alimentação e dores na coluna, compartilho com vocês o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Causas de dor nas costas
A maioria das pessoas já experimentou dor nas costas pelo menos uma vez na vida. As causas da dor nas costas variam de auto-infligidas devido a maus hábitos a acidentes, distensões musculares ou ligamentares, lesões, discos rompidos e artrite… só para citar alguns.
Existem também fatores que aumentam o risco de desenvolver dores nas costas como: excesso de peso, falta de exercício e certas doenças.
A nutrição afeta a dor nas costas?
Sim! Simplesmente faz sentido que o que comemos afeta como nos sentimos. A pesquisa está mostrando cada vez mais que uma dieta processada e altamente inflamatória deixa as pessoas letárgicas, promove diabetes e problemas cardíacos e também afeta como elas se sentem.
Quanto mais inflamada sua dieta, mais difícil é para você se livrar dessa dor na coluna. Uma das principais causas de dor é a inflamação. Por exemplo, se você herniar um disco da coluna, não apenas a lesão em si causa dor, mas o corpo responde causando mais inflamação.
É a resposta do corpo a uma lesão, a própria inflamação, que piora drasticamente a dor. Portanto, se você está adicionando mais inflamação ao corpo com os alimentos que ingere, é mais difícil se recuperar de sua lesão.
Como podemos diminuir a inflamação em nosso corpo?
Estes são os tipos de alimentos e bebidas que devemos evitar:
- Carboidratos refinados, como pão branco, massas, doces e batatas fritas. Preferir pão e macarrão integral pode ser uma alternativa
- Alimentos fritos
- Refrigerante
- Não coma muita carne vermelha
- Alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, bolos e biscoitos
Considerando que, estes são os alimentos que devemos comer:
- Óleos saudáveis, especialmente azeite
- Vegetais de folhas verdes, incluindo espinafre e couve
- Peixe
- Mirtilos e morangos são especialmente baixos em inflamação
Que outros fatores podem ajudar a diminuir a inflamação?
Além da dieta, um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir a inflamação do seu corpo e eliminar aquela dor nas costas incômoda.
Uma noite inteira de sono e exercícios também ajudam a livrar seu corpo da inflamação. Embora essas dicas nem sempre restaurem completamente sua coluna, elas podem ajudá-lo a voltar à vida que você ama!
Leia também::: Qual a melhor posição para dormir com dor na coluna?
Coma melhor
Não existe um único alimento que reduza a inflamação. A chave é incluir uma variedade de alimentos nutritivos frescos e estar ciente da lista de ingredientes ao comprar um produto embalado.
Alguns itens podem ser considerados “integrais” e “saudáveis”, mas também podem conter adição de açúcares/gorduras que podem reduzir o efeito anti-inflamatório do alimento.
Dieta, exercício, postura, peso saudável e boa posição para dormir desempenham seu papel no alívio da dor nas costas.
Por fim, espero que tenha compreendido a ligação entre alimentação e dores na coluna e, para saber mais sobre este tema, clique abaixo e confira meu ebook “Como aliviar as dores na coluna”. É gratuito!