Dr. Dante Giubilei

O que fazer para aliviar a dor nas costas?

A dor nas costas é considerada crônica se durar três meses ou mais. Pode ir e vir, muitas vezes trazendo alívio temporário, seguido de frustração. 

Lidar com a dor crônica nas costas pode ser especialmente difícil se você não souber a causa. Aliás, esse tipo de incômodo é muito mais comum do que se imagina: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população sofre — ou já sofreu — de dor nas costas.

Por isso, preparei o artigo abaixo no qual compartilho algumas dicas de como aliviar a dor. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Determinar as causas

Embora determinar a causa da dor nas costas possa ser complicado, existem muitas ações diferentes que você pode tomar para ajudar a aliviar o desconforto ou impedir que ela piore. 

Trata-se de aliviar a pressão, reduzir a tensão, proteger sua coluna e fortalecer seus músculos. 

Mudar alguns hábitos diários pode ajudá-lo a manter as costas saudáveis ​​e sem dor por muito tempo.

Mas caso as dicas não sejam eficazes, é sempre recomendado procurar um especialista em coluna. Somente o profissional poderá determinar a causa exata da dor nas costas e indicar o tratamento mais eficaz para seu caso.

1. Durma com um travesseiro sob os joelhos

Dormir de costas pressiona a coluna. Elevar as pernas levemente alivia essa pressão nas costas enquanto você dorme. 

Você pode cortar essa pressão pela metade colocando um travesseiro sob os joelhos enquanto dorme.

Leia também::: Dor lombar crônica: quais as principais causas?

2. Fortaleça seu núcleo

Os inúmeros benefícios do exercício para a saúde são bem conhecidos. Por exemplo, uma rotina regular de treinamento de força que se concentre nos músculos do núcleo (região abdominal) pode ajudar a reduzir o risco de lesões relacionadas às costas, como distensões e espasmos musculares. 

Mas tente incorporar exercícios de fortalecimento das costas e abdominais em seu treino pelo menos duas vezes por semana para desenvolver costas mais fortes e flexíveis.

Além disso, o Pilates é uma das melhores técnicas para fortalecimento do núcleo, permitindo que você faça força na região abdominal, e não na coluna.

3. Consuma cálcio e vitamina D

Ossos fortes podem ajudar a prevenir a osteoporose. É uma das causas mais comuns de dor nas costas mais tarde na vida, principalmente para as mulheres. 

Por isso, mantenha os ossos da coluna fortes consumindo bastante cálcio e vitamina D. O cálcio está em:

  • leite
  • iogurte
  • folhas verdes
  • suplementos vitamínicos

A vitamina D está em:

  • peixe oleoso (salmão, trutas, atum)
  • gemas de ovo
  • bife de fígado
  • queijo

Mas antes de tomar qualquer suplemento, consulte um profissional de saúde para saber as suas necessidades individuais.

4. Use calçados confortáveis

Use calçados confortáveis ​​e de salto baixo para evitar dores nas costas. Afinal, eles reduzem a tensão na coluna quando estamos em pé. Sapatos com menos de 3 centímetros de salto são a melhor aposta para suas costas.

5. Mantenha uma boa postura

Boa postura não é apenas uma maneira de parecer mais adequado. Ela protege sua coluna para mantê-la saudável ​​e funcionando corretamente. 

Além disso, a má postura coloca tensão e estresse nas costas e pode alterar a arquitetura da coluna. Evite arredondar os ombros, curvar-se ou dobrar-se para os lados quando estiver em pé.

Leia também::: O que é a cifose e quais são os tipos?

Consulte seu médico

Embora seja comum, a maioria dos casos de dor nas costas tende a desaparecer sem a necessidade de consultar um médico.

Mas se ela durar mais de seis semanas, é importante buscar um especialista. Ele fará os exames necessários e determinar o melhor tratamento para lhe ajudar a recuperar sua qualidade de vida.

Por fim, espero que tenham compreendido como aliviar a dor nas costas e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira meu ebook exclusivo sobre o tema e que disponibilizo gratuitamente no botão abaixo!

Se você estiver procurando por suporte médico personalizado, é altamente recomendável entrar em contato com o Dr. Dante Giubilei hoje.  Clique aqui >>>

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens recentes: